Mulheres que inspiram: elas revelam como contribuem para o crescimento do turismo maranhense

O turismo tem grande impacto no bem-estar da população, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado neste 8 de março, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) reconhece a importância das mulheres que ocupam diversas funções no setor, celebram conquistas e contribuições significativas que tornam a experiência dos viajantes mais acolhedora.

Socorro Araújo, gestora estadual de Turismo, compartilha a satisfação de liderar a pasta em que 55% do quadro são mulheres. Ela ressalta que valorizar as conquistas femininas em diversas áreas e a superação de obstáculos inspira futuras gerações.

“É fundamental reconhecer e apreciar a dedicação incansável das mulheres em todas essas áreas, bem como as conquistas. Coletivamente, estamos superando obstáculos e inspirando as próximas gerações a também alcançarem objetivos profissionais. Neste dia especial, vamos celebrar a diversidade, a competência e a resiliência das mulheres em todas as profissões”, declarou a secretária.

As mulheres se tornaram protagonistas de diversas esferas profissionais, incluindo o setor de viagens e turismo. De gerentes às que ocupam cargos de CEOs, de agentes de viagens às guias de turismo, de presidentes às recepcionistas, de camareiras às comissárias ou estudantes, as mulheres estão presentes e atuantes no mercado. Além de conduzirem carreiras, desempenham múltiplos papéis na vida pessoal, mostrando notável habilidade em conciliar tarefas e grande capacidade de adaptação.

No setor de viagens e turismo, as mulheres são as responsáveis por mudanças significativas, desde o surgimento de novas formas de viajar até o uso da tecnologia como aliada. Elas têm desempenhado um papel ativo na prática de comportamentos mais inclusivos e na busca por maior diversidade, igualdade e sustentabilidade dentro da indústria.

No Dia Internacional da Mulher, celebramos mulheres como Zildenice Barros, presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo (SINDEGTUR/MA) e guia de turismo há 23 anos, que utiliza a sensibilidade e cuidado femininos como elementos essenciais para proporcionar experiências únicas e personalizadas aos viajantes. Zildenice se sente grata por guiar turistas e visitantes, compreende necessidades e vai além do fazer técnico para atender às expectativas dos viajantes de forma profunda e especial.

“É importante ir além da técnica, buscando compreender profundamente as expectativas dos passageiros, seja em relação à história, cultura ou natureza. A sensibilidade feminina desempenha um papel fundamental em proporcionar o melhor atendimento, indo além do simples relato histórico ou registro fotográfico”, afirmou Zildenice Barros.

Rosana Melo, gerente comercial do Hotel Brisamar, é mais um exemplo da força feminina. Com a sólida experiência de 12 anos na área da hotelaria, ela também desempenha um papel significativo como mãe de Maria Luiza, conciliando com maestria responsabilidades profissionais e familiares. Ao enfrentar e superar desafios, Rosana se torna uma fonte de inspiração para outras mulheres que sonham em se projetar no setor turístico.

“As mulheres na hotelaria são dedicadas, zelosas e inspiram a todos. Tenho orgulho em trabalhar com mulheres guerreiras, que representam quase 70% da equipe do Brisamar. Há lugar para todas que buscam conquistar a cada dia com charme, dedicação e muito amor ao que fazem”, afirmou Rosana Melo.

Outras mulheres executivas e empresárias também ressaltam a influência feminina, que se reflete no ambiente de trabalho, demonstrando a mesma atenção dedicada à vida pessoal. Dayanna Barbosa, franqueada da CVC no Tropical Shopping e presidente da seccional maranhense da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-MA), lidera uma equipe em que a maioria dos cargos é ocupada por mulheres.

“Na vida pessoal e no ambiente de trabalho, as mulheres desempenham um papel de inovação e eficiência dos negócios. Tanto em minha agência de viagens quanto na diretoria da ABAV-MA, a presença feminina tem sido essencial para promover mudanças significativas inspiradas nas nossas experiências diárias”, destaca Dayanna Barbosa. Ela ressalta ainda que, na agência de viagens, apenas dois dos nove cargos são ocupados por homens e que a maioria é ocupada por mulheres.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher celebrado em 8 de março é um convite à reflexão sobre a presença feminina na sociedade brasileira. Com cerca de 104,5 milhões de mulheres, correspondendo a 51,5% da população residente no país, as mulheres superam os homens em 6 milhões de pessoas, segundo o Censo Demográfico 2022.

No mercado de trabalho, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que, em 2023, 43% dos novos profissionais que ingressaram em empregos formais de atividades relacionadas ao turismo são mulheres. As regiões que mais contribuíram para a geração desses empregos foram o Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil.

A indústria do turismo está expandindo as oportunidades de emprego em todo o mundo, com um aumento de 24% no emprego direto de mulheres nos últimos 10 anos, passando de 38,6 para 47,8 milhões, conforme revelado por pesquisa conjunta do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e do Centro Global de Turismo Sustentável (STGC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *