Campanha Março Lilás incentiva prevenção e vacinação contra o HPV no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à Campanha Março Lilás, nesta quarta-feira (6), no ambulatório do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Neste ano, a iniciativa traz o tema “Nossa força é a prevenção: combate ao câncer de colo do útero”.

A campanha incentiva à prevenção das mulheres de 25 a 64 anos sobre a importância do exame Papanicolau e da vacinação contra o HPV, nas meninas e meninos com idade média entre 9 a 14 anos, contra o papiloma vírus humano (HPV).

“As ações de prevenção ao câncer de colo de útero acontecem o ano inteiro, porém na abertura da campanha chamamos a atenção para que isso influencie a vida diária da mulher no acesso à saúde. O estado tem colocado diversas unidades ambulatoriais disponíveis tanto para a realização do exame como também no atendimento, a fim de ampliar a cobertura para o público feminino de todas as idades”, disse a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Josélia Alves.

Sueli Abreu Martins, de 56 anos, é natural de Viana, e realiza anualmente o exame preventivo. “A prevenção é um ato de amor, a gente precisa cuidar da saúde para não ter que cuidar da doença. As pessoas não precisam ter nenhum receio ou dizer que não irão fazer por falta de tempo, é importante tirar um tempo para tratar”, compartilhou.

Regina Soares, de 66 anos, assistiu à palestra de lançamento da Campanha Março Lilás e elogiou a ação. “É uma oportunidade para aprender mais e assim poder passar adiante as informações. Ano a ano eu faço o meu preventivo porque desde os meus oito anos de idade aprendi que precisamos nos cuidar. Informações como as compartilhadas hoje também ajudam as mulheres mais leigas a estarem integradas de sua situação”.

Vacina

A vacina HPV quadrivalente, disponibilizada pelo SUS, é o método mais eficaz de prevenção contra o HPV, deve ser realizada nas faixas etárias de 9 a 14 anos de idade. Essa vacina confere proteção contra os subtipos 6 e 16 (baixo risco) que causam as verrugas genitais e 16 e 18 (alto risco) que podem causar câncer de colo do útero, vagina, pênis e de orofaringe.

A vacina contra o HPV está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, sendo administrada em duas doses, para meninos e meninas de 9 a 14 anos, com intervalo mínimo de seis meses entre as doses.

De acordo com dados do Sistema de Informações de Câncer (SISCAN), no Maranhão foram registrados 702 casos de câncer de colo do útero no ano de 2023. Até fevereiro deste ano, foram registrados 20 casos.

“Para este ano estamos dando enfoque na prevenção, de forma que as mulheres possam ter acesso às UBS e fazer a coleta do seu preventivo. Outra forma de fortalecer a prevenção é vacinando os meninos e meninas contra o HPV, porque o câncer de colo de útero acontece por conta do vírus, por isso a importância de imunizar nossas crianças e adolescentes”, pontuou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Ananda Garcez.

A jovem Ana Beatriz Gomes, de 14 anos, filha da enfermeira Rafaela Gomes, recebeu a sua primeira dose contra o vírus HPV. “Esse momento é crucial pela importância da prevenção dos nossos filhos. E eu aconselho, incentivo todas as mães responsáveis pelos seus menores entre 9 a 14 anos que procurem qualquer unidade básica de saúde para estar imunizando seus filhos”, relatou Rafaela.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Maranhão, em 2023, crianças e adolescentes do sexo feminino foram as que mais vacinaram contra o vírus HPV, com 63,31% (14 anos), 57,16% (13 anos), 51,35% (12 anos), 48,63% (11) anos, 39,32% (10 anos) e 21,77% (9 anos). Neste mesmo período, as crianças e adolescentes do sexo masculino ficaram abaixo do esperado quanto a cobertura vacinal, com 34,15% (14 anos), 32,07% (13 anos), 29,63% (12 anos), 22,6% (11 anos), 13,65% (10 anos) e 7,05% (9 anos).

O imunizante também está disponível para pessoas de 15 anos a 45 anos com indicações especiais: vivendo com HIV, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos imunossuprimidos por doenças e tratamento com drogas imunossupressoras e também vítimas de violência sexual. A estes, o esquema é diferenciado, sendo três doses, em que a administração das duas primeiras com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, e a terceira dose, com seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Também estiveram presentes no lançamento da Campanha Março Lilás, o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira; o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz; a superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina; a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo; a coordenadora do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suziane Viegas; a diretora geral do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Elizabete Rosa; a diretora clínica do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Thamyris Lucena;  a diretora administrativa do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Iara Torres, além do diretor geral do Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes”, Sérgio Catardo;

CONFIRA OS LOCAIS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO CONTRA HPV NA REDE ESTADUAL

• Policlínica Vinhais – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h;
• Policlínica Cidade Operária – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h;
• Policlínica Vila Luizão – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
• Hospital Dr. Genésio Rêgo – De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
• Hospital Aquiles Lisboa (HAL) – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *