MPMA terá programação especial no Mês da Mulher

O Ministério Público do Maranhão vai promover uma série de atividades, no mês de março, em homenagem ao público feminino e com objetivo de promover ações de valorização e atendimento às mulheres. A proposta é que a mobilização faça parte do calendário permanente de ações da instituição a partir de 2024.

“Preparamos uma programação variada para o Mês da Mulher, que fará parte do calendário anual do Ministério Público do Maranhão. A valorização da mulher e o combate à violência de gênero devem ser sempre prioridade”, destacou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.

A programação será iniciada no dia 1º de março, às 9h30, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em São Luís, com a roda de conversa sobre o tema “Mulher: ficção e realidade”, conduzida pelo diretor de cinema e televisão Jayme Monjardim. A trajetória de sucesso de Jayme Monjardim inclui a direção de obras como as minisséries Maysa – Quando fala o coração, Chiquinha Gonzaga e a Casa das Sete Mulheres, a novela O Clone e os filmes Olga, O Tempo e O Vento e O Vendedor de Sonhos.

A roda de conversa terá como convidada especial a empreendedora Nélia Rodrigues, sócia de Jayme Monjardim no Projeto Babaçu, realizado no município maranhense de Palmeirândia.

CORRIDA

A programação segue no dia 3 com a Corrida Rosa Shok, realizada anualmente com o apoio do MPMA, com o objetivo de mobilizar os atletas no combate à violência contra a mulher. A saída será às 6h da manhã no São Luís Shopping.

Já no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá uma apresentação teatral da comédia Pão com Ovo, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.  Há mais de uma década, as personagens Clarisse e Dijé divertem o público maranhense e de outros estados. O espetáculo estreou em 2012 e, desde então, já teve mais de 1 milhão de espectadores. As personagens Clarisse e Dijé são vividas, respectivamente, pelos atores César Boaes e Adeilson Santos, e retratam, de forma bem-humorada, duas amigas maranhenses com vidas bem diferentes.

SAÚDE MENTAL

No dia 15, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, uma roda de diálogo sobre saúde mental será realizada, de 9h30 às 10h30, com a participação das psicanalistas Eugênia Neves Azevedo e Manuella Itapary.

Já no dia 22, às 9h30, no auditório da PGJ, será realizada uma roda de conversa com a jornalista e repórter da TV Globo Tábata Poline. Repórter do Fantástico, a jornalista Tábata Poline é formada em Comunicação Social Gestão Integrada pela PUC Minas, com habilitação em Relações Públicas e Jornalismo, e especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Antes de ser efetivada no programa dominical, ainda em Minas Gerais, foi integrante do Coletivo Lena dos Santos, formado por jornalistas negras, que surgiu para lutar pela representatividade no meio jornalístico. Foi produtora e repórter do programa Rolê nas Gerais, da Globo em Minas. Chegou à equipe do Fantástico para uma temporada, mas acabou sendo efetivada no final de 2022.

Também no dia 22, será firmado o protocolo “Não é Não” entre o MPMA e o Ministério Público de São Paulo. Instituído pela Lei Federal 14.786/2023, o protocolo objetiva a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e a proteção à vítima. A norma, direcionada a bares, restaurantes, casas noturnas e ambientes de shows e espetáculos, também institui o selo “Não é Não – Mulheres Seguras” para aqueles estabelecimentos que aplicarem adequadamente a lei.

A programação esportiva terá continuidade no dia 24, na Avenida Litorânea, com a Corrida Contra o Feminicídio. A largada será às 6h da manhã.

ATENDIMENTOS

Ainda na programação do Mês da Mulher, as equipes do Centro de Apoio Operacional de Combate à Violência de Gênero (CAO Mulher) e da Promotoria Distrital do Centro vão realizar atendimento ao público de 18 a 22 de março, na unidade móvel do MPMA (Trailer da Mulher), na Praça João Lisboa.

A programação também inclui ações voltadas para o público interno, como a realização do SPA Ministerial, com momentos de relaxamento, sob coordenação da Seção de Saúde Funcional da PGJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *