Câmara de São Luís reforça ações pela mobilidade urbana

Os parlamentares vêm reunindo esforços para aprovação de políticas pela melhor mobilidade urbana na capital

Na Câmara, iniciativas colaboram com as ações pelo Dia Mundial das Cidades, momento para a promoção da urbanização, com foco no desenvolvimento das cidades / Leonardo Mendonça

A revisão do Plano Diretor de São Luís está na pauta de prioridades da Câmara de Vereadores de São Luís. As discussões em torno da reformulação do documento marcam a programação da casa legislativa na busca de políticas pela cidade e vários vereadores retomaram o tema ao longo do ano. O momento chama atenção para o Dia Mundial da Cidade, lembrado em 31 de outubro, e reforça as iniciativas dos parlamentares na promoção de políticas em favor da mobilidade urbana de São Luís.

O Plano Diretor é um norte para as ações de ocupação do solo urbano. Tem base nos interesses coletivos e difusos, a exemplo da preservação da natureza e da memória, e também, em interesses dos moradores da cidade. Traz o conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana. A elaboração do documento está prevista no Estatuto da Cidade – Lei nº 10.257/2001 – devendo ser revisado a cada década.

O Coletivo Nós (PT) reforça o retorno dos debates por um plano direcionado ao tema. “Essa é uma pauta necessária. O que de fato precisamos, é que seja implementado o Plano Municipal de Mobilidade, assim como o Conselho de Mobilidade Urbana possa funcionar”, avaliou o co-vereador Jhonatan Soares.

Co-vereador Jhonatan Soares reforçou importância de implementação do Plano Municipal de Mobilidade e funcionamento do Conselho de Mobilidade Urbana / Leonardo Mendonça

No 2º período legislativo desse ano, que vai de 1º de agosto até 22 de dezembro, o tema foi retomado pelos parlamentares. O vereador e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana, Regulação Fundiária e Ocupação do Solo Urbano da Câmara, Astro de Ogum (PCdoB), pontuou diversas vezes a urgência da pauta.

O Plano Diretor também foi pauta defendida por outros vereadores. Entre eles, Gutemberg Araújo (PSC) teve requerimento aprovado para a realização de um painel sobre o Plano Diretor de São Luís, Requerimento nº 973/2021.

Mobilidade Urbana

Requerimentos de Marlon Botão Filho (PSB) e Coletivo Nós (PT) solicitam da prefeitura, a construção de ciclovias e elaboração de ações para estímulo ao uso de bicicletas como meio de transporte. “Vai possibilitar uma melhoria na mobilidade urbana, pois garante maior segurança e conforto aos ciclistas e ainda, contribuirá para reduzir acidentes envolvendo carros, motos e bicicletas”, avalia o vereador Marlon Botão.

As diversas iniciativas colaboram com as ações pelo Dia Mundial das Cidades, momento para a promoção da urbanização, com foco no desenvolvimento sustentável das cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *