O deputado Rigo Teles (PV) alertou as autoridades de âmbito municipal, estadual e federal, para a necessidade de se tomar medidas preventivas quanto às enchentes que devem afetar vários municípios banhados pelos rios Corda e Mearim. A observação foi feita na sessão desta segunda-feira (9), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa.
Segundo o parlamentar, o nível das águas desses rios já subiu em torno de cinco metros, situação que, fatalmente, poderá ocasionar enchentes em muitos municípios ribeirinhos daqui a alguns dias, atingindo municípios como Trizidela do Vale, Bacabal e Pedreiras.
“Nossa preocupação é como vai chegar, daqui a algumas semanas, esse volume de água na cidade de Marajá do Sena também. Essa que é nossa maior preocupação”, complementou.
Solidariedade
Rigo Teles disse ainda que percorreu, no último fim de semana, os rios Corda e Grajaú, onde, em companhia do prefeito do município de Grajaú, Mercial Arruda (MDB), prestou solidariedade às famílias desabrigadas do bairro Trizidela, distribuindo cestas básicas. “Eu me comprometi com o prefeito Mercial Arruda de levar as reivindicações ao Governo do Estado, por intermédio da Defesa Civil, e ao Governo Federal, para que possamos amenizar a situação dessas pessoas”, acrescentou.
Segundo o parlamentar, a última vez que o Rio Grajaú subiu ao nível que chegou foi em 1974, como afirmam os historiadores. “Nós percorremos alguns bairros e vimos a realidade. A marca da água chegou ao teto de centenas de casas. E nós nos sensibilizamos com esse problema. Vamos alertar o Governo do Estado, para que, juntos, Poder Legislativo e o Executivo possam levantar, por meio da Defesa Civil, o que se pode fazer de imediato para amenizar a situação desse povo”, disse Rigo Teles.
O deputado Vinicius Louro (PL) também manifestou preocupação com o risco de enchentes, principalmente nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras que, segundo ele, todos os anos têm sofrido com as fortes chuvas. “Fico muito preocupado porque, em Trizidela do Vale, principalmente, e na cidade de Pedreiras há sempre ocorrências de enchente, desabrigando muitas pessoas. Eu quero chamar a atenção do Ministério Público, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado do Maranhão para que, realmente, possam se preparar para atender às famílias que serão afetadas”.