Laxantes naturais: saiba quais alimentos evitam a prisão de ventre

Pelo menos 30% da população brasileira sofre com intestino preso, sobretudo as mulheres – sete em cada 10 brasileiras apresenta constipação crônica. Há muitos alimentos que possuem efeito laxante e seu consumo diário pode aumentar o volume das vezes e facilitar o trânsito intestinal. Mamão, laranja, ameixa e abóbora, por exemplo, são ricos em fibra e água e ajudam a diminuir a prisão de ventre.

Os alimentos a seguir também são laxantes naturais:

  • Frutas: figo, pera, maçã, kiwi;
  • Verduras: alface, rúcula, agrião, couve, brócolis, repolho, berinjela e abobrinha;
  • Grãos: aveia, farelo de aveia, farelo de trigo, milho, lentilha, quinoa;
  • Sementes: chia, linhaça, gergelim;
  • Oleaginosas: castanhas, amendoim, amêndoas, nozes;
  • Bebidas: café, chá de erva-cidreira e de cáscara sagrada.

De acordo com o proctologista Dirceu de Castro, do Hospital Santa Lúcia, pacientes com histórico de constipação devem manter uma dieta rica em fibras secas – como linhaça, aveia, farelo de trigo – e também em úmidas – frutas e vegetais. Abacate é também uma boa opção, por conta de seu alto teor de gordura.

O médico explica que não basta manter uma dieta rica em fibras. O paciente precisa beber, no mínimo, entre dois e três litros de água por dia para que o intestino funcione adequadamente. “A água ajuda a formar o bolo fecal”, explica Castro. Segundo o especialista, hábitos intestinais saudáveis são essenciais para prevenir o câncer de colorretal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *