PF deflagra operação contra fraude milionária na Caixa Econômica, em São Luís

Na manhã desta terça-feira, 18, a Polícia Federal deflagrou a Operação Avaritia em São Luís, como desdobramento de uma investigação sobre fraudes contra a Caixa Econômica Federal.

A investigação teve início após a própria Caixa Econômica Federal comunicar às autoridades sobre indícios de um esquema criminoso.

O foco era o mapeamento de contas de pessoas idosas com saldo considerável e sem movimentação.

Após identificar essas contas, os criminosos alteravam os endereços dos titulares, solicitavam novos cartões e mudavam as senhas, possibilitando o escoamento total dos valores das contas para terceiros por meio de saques, compras, pagamentos e transferências.

Estima-se que o prejuízo causado alcance R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

A operação mobilizou mais de 40 policiais, que cumpriram 10 mandados de busca e apreensão, além de realizar o sequestro de bens e o afastamento cautelar de quatro empregados da Caixa Econômica Federal.

Há suspeitas de que funcionários da instituição bancária estivessem envolvidos ativamente no esquema, e os materiais apreendidos com os investigados serão fundamentais para identificar todos os participantes.

Caso as suspeitas se confirmem, os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, inserção de dados falsos, estelionato e lavagem de capitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *