Exploração sexual de crianças e adolescentes é tema de ações educativas da Setur-MA em escolas de São Luís

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) finalizou, na última sexta-feira (24), uma série de palestras de sensibilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes para alunos de escolas da rede municipal e particular de ensino de São Luís.

Ao todo, foram realizadas 4 palestras educativas sobre o tema, totalizando 538 alunos sensibilizados com as orientações de conscientização sobre a problemática da violência sexual infantil e em proteção ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA levou as ações até a Unidade de Educação Básica Estudante Edson Luiz de Lima Souto, localizada no bairro Gancharia, área Itaqui Bacanga, e ao Colégio Coeducar, no Turu.

As atividades fazem parte do programa permanente Mais Infância, Mais Turismo, que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos da atividade turística do Maranhão.

“A mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é fundamental. O programa não só conscientiza estudantes, professores e profissionais do setor turístico sobre o tema, como também contribui para que toda criança e adolescente tenha assegurado o direito ao crescimento seguro”, destacou a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.

O professor Senilson Soares destacou a importância das palestras para sensibilização dos alunos. “Essas palestras são importantes, uma vez que ajudam a desenvolver uma reflexão nos alunos sobre a violência sexual. Essa conscientização reforça na criança ou adolescente uma conduta ativa de denunciar possíveis situações que elas possam vir a sofrer”, explicou o professor.

A coordenadora do Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bittencourt, enfatizou o papel educativo do programa. “O objetivo é combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, levar informação sobre como combater o abuso e a exploração e quem procurar em caso de violação de direitos. O governador Carlos Brandão tem essa preocupação em proteger as nossas crianças e adolescentes e a gente conclama toda a comunidade para nos ajudar a combater esse mal, acabar com essa prática”, enfatizou a coordenadora.

As atividades de conscientização são em alusão ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Mais palestras

Ainda neste mês, na próxima quarta-feira (29), a equipe técnica da Setur-MA irá levar a palestra de sensibilização para alunos do SESI Araçagi. A ação de conscientização será ministrada em dois turnos, sendo no horário das 9h às 10h, com palestra direcionada aos alunos do 6° e 7° ano, e das 10h às 11h, para alunos do 8° e 9° ano. No período da tarde, das 15h às 16h, e das 16h às 17h, será a vez também dos alunos do ensino fundamental receberem atividades de conscientização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *