Em apoio à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Câmara dos Deputados realiza várias atividades, nesta semana, que buscam não só conscientizar a sociedade sobre o problema, como fortalecer as políticas públicas sobre os direitos da população feminina.
Entre os dias 25 de novembro a 6 de dezembro, o Hall da Taquigrafia recebe exposição de megabanners com dados sobre violência contra a mulher; no dia 26, será realizado às 15h, no plenário 14, o workshop “Cuidados em Saúde Mental para Mulheres na Política”; e no dia 27 de novembro, haverá sessão solene em alusão à campanha, no Plenário Ulysses Guimarães, às 12h. Os eventos são promovidos pela Secretaria da Mulher, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, pela Liderança da Bancada Feminina e pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado, e pela Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher.
A campanha anual “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é realizada com apoio da ONU Mulheres e de entidades da sociedade civil. Tradicionalmente, é conhecida como “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” (de 25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher – a 10 de dezembro – proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos). No Brasil, entretanto, a campanha tem início no dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, pela interseccionalidade entre raça e gênero.
A programação completa da campanha está disponível na página da Secretaria da Mulher.