Varíola do macaco está sendo transmitida de forma comunitária, afirma SES

Durante uma entrevista coletiva para a imprensa, nesta sexta-feira (12), o secretário de Saúde, Tiago Fernandes, afirmou que existe transmissão comunitária do vírus causador da Monkeypox, chamada de varíola do macaco.

O diagnóstico foi dado pelo titular da SES em função das circunstâncias em que o primeiro contaminado pelo vírus, um homem de 48 anos, contraiu a doença.

“Como tecnicamente não teve histórico de viagem, a gente tem que diagnosticar como transmissão comunitária”, falou.

As pessoas que tiveram contato com o paciente infectado, segundo a SES, também estão sendo monitoradas, mas sem apresentar quaisquer sintomas até o momento.

O paciente diagnosticado com a doença está internado em função de suas comorbidades, não necessariamente pelo vírus, disse o diretor do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros.

“Gostaríamos, de antemão, de tranquilizar a nossa sociedade. O paciente se encontra ainda internado no Hospital Carlos Macieira não pela confirmação da monkeypox, mas pelas outras comorbidades que está sendo necessário a estabilização clínica do plano terapêutico traçado”, ressaltou Edilson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *