Gestão Rigo Teles consegue farmácia HIV/AIDS para Barra do Corda e pacientes não precisarão mais realizar tratamento fora

Segundo o setor de HIV/AIDS mais de 300 pessoas estão com vírus em Barra do Corda. 90% encontram-se indetectáveis, ou seja, não transmitem o vírus devido o tratamento com medicamentos retrovirais.

AGORA É REALIDADE!

Pacientes portadores do vírus HIV não precisarão mais se deslocar de Barra do Corda para realizarem seus tratamentos em outros municípios, principalmente, em São Luís.

A gestão do prefeito Rigo Teles conseguiu instalar em Barra do Corda, precisamente, na UBS Aldo Andrade, a farmácia HIV/AIDS e HEPATITES.

COMO ERA ANTES:

Os pacientes portadores do vírus HIV ou aqueles que já convivem com a AIDS eram obrigados a se deslocarem para São Luís a cada dois meses em busca dos medicamentos.

DOS PEDIDOS:

O prefeito Rigo Teles atendeu um pedido feito pela primeira-dama Abigail Cunha para que a gestão buscasse o mais rápido possível a instalação da farmácia em Barra do Corda. “Ainda na campanha eleitoral do Rigo, eu era abordada por pessoas portadoras do vírus que me pediam para lutar no sentindo de colocar um ponto final naquelas viagens para São Luís, Imperatriz e outras cidades onde possuem a farmácia. Me relatavam o sofrimento, o cansaço. Apesar de ser um vírus altamente sob controle, as viagens constantes deixam os pacientes exaustos. Após assumir o comando da prefeitura o Rigo lutou bastantes para os pacientes fossem tratados aqui mesmo. Graças a Deus, hoje é uma realidade”, disse Abigail Cunha.

O coordenador do setor de HIV/AIDS da prefeitura de Barra do Corda, enfermeiro Alisson Sarmento, afirma que, atualmente, mais de 300 pessoas estão em tratamento no município, sendo que, 90% dos pacientes portadores do vírus HIV estão com a carga viral indetectável. Isso quer dizer que, a chance deles transmitirem o vírus é quase que 0%. Mesmo com a carga viral indetectável, os pacientes não podem interromper o tratamento, pois ainda não existe cura para HIV. Os portadores tomam dois comprimidos diários e possuem uma vida saudável e normal.

“Acredito que o HIV seja hoje o vírus mais controlado do mundo. A ciência avançou muito nos últimos 15 anos. E vale destacar algo; existe uma diferença enorme entre HIV e AIDS. 90% dos pacientes  que possuem HIV em Barra do Corda, não possuem AIDS. HIV é o vírus e AIDS é a doença. A pessoa que trata cuidadosamente tomando seus medicamentos contra o HIV, dificilmente, terá chance de possuir AIDS. A sociedade precisa entender sobre este assunto para evitar o preconceito contra as pessoas que possuem o vírus HIV”, disse Alisson Sarmento.

O prefeito Rigo Teles falou da luta que travou em 2021 para que a farmácia fosse instalada em Barra do Corda. “Fomos alisar a situação. Imagine o que é viajar mais de 800km em busca de um tratamento. 430km(ida) e mais 430km(volta). Hoje a realidade é outra. O Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado existem em Barra do Corda. Isso é administrar uma cidade com amor e carinho, pensando sempre nas pessoas”, disse o prefeito Rigo Teles.

UBS ALDO ANDRADE:

A UBS Aldo Andrade fica localizada no bairro Nossa Senhora das Dores, na grande altamira. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A UBS foi escolhida para instalação da farmácia por ser a mais recuada, local calmo e de pouco movimento nas proximidades.

PREVENÇÃO:

O único meio para não ser infectado pelo vírus HIV é usando camisinha nas relações sexuais. Caso realize o exame e o resultado seja positivo, a pessoa precisa procurar a UBS Aldo Andrade o mais rápido possível para iniciar o tratamento.

RELATÓRIO DE DEZEMBRO/2021:

Apenas em Dezembro de 2021 o setor a Secretaria de Saúde realizou testagem em vários pontos de Barra do Corda. 11 pessoas testaram positivo para HIV e outras 20 foram diagnosticadas com sífilis.

ONDE REALIZAR O TESTE:

Em todas as UBS e Postos de Saúde. Se você tem uma vida sexual ativa, é recomendável realizar o teste. NÃO TENHA MEDO DO TESTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *