Prefeitura de Barra do Corda realiza seminário com o tema “Gestão Pública X Contabilidade Pública

Blog Minuto Barra

Na tarde desta quarta-feira (20), ocorreu o Seminário sobre “Gestão Pública e Contabilidade Pública”, promovido pela Prefeitura de Barra do Corda e teve como palestrante o senhor Sergio Murilo, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão. O evento contou com a participação do prefeito Rigo Teles, da primeira-dama Abigail Cunha, do vice-prefeito Marcos da Unillar, secretários municipais e vereadores de Barra do Corda. Também participaram, o prefeito de Jenipapo dos Vieiras Arnóbio e secretários municipais de sua gestão.

Na explanação da temática, o contador Sergio Murilo contextualizou a crise financeira que ainda atravessa o nosso país, enfatizando que é necessário responsabilidade com o erário público, para cumprir as metas fiscais, sem comprometer o desenvolvimento das políticas públicas. Lembrou que “a contabilidade, usada como forma estratégica, tem potencial para auxiliar diretamente na superação deste cenário negativo que se encontram a maioria dos municípios do nosso Estado”.

Utilizando-se da literatura mais moderna para apresentar os principais aspectos da contabilidade pública, e as ferramentas na gestão contábil, o senhor Sergio Murilo mostrou como estas podem auxiliar diretamente na superação da crise econômica e financeira, principalmente neste contexto de pandemia do novo coronavirus.

Os dados apresentados no decorrer da palestra, servirão para subsidiar as reflexões de como a contabilidade pública, quando utilizada sob um “novo viés” de responsabilidade e compromisso com os bens públicos, podem impactar de forma positiva o cenário de crise acentuada que o município enfrenta, além da tomada das decisões do novo governo que impactarão a vida de todos munícipes, de forma positiva, com prestação de serviços públicos com qualidade e agilidade.

Destacou, ainda, a importância da Contabilidade Pública como uma ferramenta fundamental para a boa Administração Pública no desempenho de sua função de atender os interesses da sociedade, como instrumento gerencial que proporcione maior transparência e controle. Se uma instituição pública, não possui controle das suas decisões, fundamentadas em informações corretas, essa pode obter déficit em vez de superávit, trazendo assim um sério prejuízo a nossa sociedade, que muitas vezes desconhece o uso dos recursos públicos.

Ademais, o setor de Contabilidade Municipal é de suma importância dentro da Gestão Pública, pois assessora de forma indispensável os gestores na prestação de contas junto aos Órgãos de Controle do Estado, como por exemplo, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Sem isso, o gestor pode incorrer em crime de responsabilidade.

Concluindo o evento, o prefeito Rigo Teles agradeceu a importante e esclarecedora palestra do Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, fazendo coro ao papel imprescindível que a contabilidade exerce dentro da gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *