Gedema estimula habilidades artísticas e profissionais na primeira edição do “Sol Nascente em Ação”

Uma tarde voltada a atividades de cidadania e de profissionalização marcou a realização da primeira edição do projeto “Sol Nascente em Ação”, realizado pelo programa Sol Nascente, no sábado (23), no Clube de Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A iniciativa tem como objetivo divulgar e promover as habilidades artísticas e profissionais dos integrantes do programa, além de oferecer uma tarde cultural e social com atendimento multiprofissional tanto para os alunos como aos seus familiares.

A programação contou com atendimentos nas áreas da saúde e beleza, oferecidos aos alunos do programa e seus familiares, em parceria com a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema.

O Sol Nascente é um programa social mantido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), sob o comando de Ana Paula Lobato, esposa do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Oportunidade

“O projeto “Sol Nascente em Ação” é uma oportunidade para que eles demonstrem os seus trabalhos. O Gedema apoiou a ideia e foi pensando nesses alunos, no exercício da sua cidadania e nas oportunidades que podem surgir que estamos realizando esse momento para todos eles”, afirmou Cynthia Brito, coordenadora do programa.

Os alunos Maria Eduarda Lago, da oficina de dança, e Kauã Costa Araújo, da oficina de sopro, foram os destaques desta primeira edição. Eduarda, que deixa o Sol Nascente este ano, foi a responsável pelo minicurso de automaquiagem, habilidade adquirida durante os anos que passou no programa e que a incentivou a se profissionalizar na área. “É uma grande oportunidade, pois é aqui que estou podendo mostrar um pouco do meu trabalho”, afirmou.

Já Kauã, que tem 16 anos e entrou no programa aos 9 anos de idade, realizou cortes de cabelos masculinos, uma atividade que já desenvolvia em alguns colegas no salão da sua mãe, cobrando uma taxa mínima. “Como a professora nos disse, hoje é uma oportunidade para mostrarmos o que fazemos fora do projeto. O programa ‘Sol Nascente’ mudou muito o meu estilo de vida, pois aqui aprendemos sobre disciplina e respeito e, a cada dia, vamos amadurecendo mais”, declarou.

Eduarda Lago ministrou minicurso de automaquiagem, atividade que aprendeu durante sua permanência no “Sol Nascente”

Para os pais, é gratificante ver o desenvolvimento dos seus filhos graças às atividades do “Sol Nascente”. “É gratificante demais ver nossos filhos participando desse projeto, que só tem a engrandecê-los, pois traz bastante resultados para eles, principalmente, na questão da disciplina. Tudo isso ajuda no seu desenvolvimento. É um projeto louvável, que incentiva os nossos filhos a seguirem por um caminho melhor”, assinalou Rubem Manoel Amaral Araújo, pai de Kauã Costa Araújo.

Crianças e adolescentes integrantes do programa fazem apresentação na orquestra, uma das oficinas da ação

Atendimentos

Em parceria com a Diretoria de Saúde da Alema, o “Sol Nascente em Ação” também proporcionou aos pais atendimento odontológico, com aplicação de flúor, orientação e entrega de kits de higiene bucal; nutricional, com orientações sobre reaproveitamento e conservação de alimentos e como garantir uma boa alimentação; serviços de enfermagem, com aferição de pressão; além de orientações e atendimento com psicólogo.

“Como geralmente faço a reunião de pais no final de cada período letivo, eu resolvi, desta vez, não fazer a reunião, mas criar um espaço de ações. Foi uma tarde bem prazerosa, que a presidente Ana Paula abraçou a ideia, juntamente com a equipe do Gedema, e nos deu todo o suporte para realizá-la. Se Deus quiser, esse será o primeiro de muitos”, disse Cynthia Brito.

Vasta programação social foi desenvolvida durante a primeira edição do “Sol Nascente em Ação”, no Clube dos Servidores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *