Sessão solene marcará homenagens a mulheres empreendedoras maranhenses nesta quinta-feira

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) homenageará mulheres empreendedoras maranhenses, em sessão solene, nesta quinta-feira (7), como parte da programação da Semana da Mulher Empreendedora. O ato acontece às 11h, no Plenário Nagib Haickel. A iniciativa é da deputada Helena Duailibe (Solidariedade), procuradora da Mulher da Alema.

No ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei, de autoria da ex-deputada estadual Graça Paz, que institui o Dia da Mulher Empreendedora Maranhense, a ser comemorado, anualmente, no dia 3 de novembro. Segundo a deputada Helena Duailibe, o intuito é incentivar o empreendedorismo, dentro ou fora de casa, para que as mulheres se sintam cada vez mais independentes e livres.

“Convido todos a participarem desse momento, que será oportuno para aumentar nossas parcerias em prol da causa e de conscientização da mulher empreendedora”, completou a parlamentar.

Na ocasião, mulheres maranhenses de destaque serão homenageadas com uma placa em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem. Entre as homenageadas estão a atleta Iziane Castro, a juíza Luzia Madeiro Neponucena e as empresárias Guga Fernandes, Isabela Murad, Daniela Andrade, Eulália das Neves Ferreira, Luzia Rezende, Patrícia Maranhão, Abadia Castelo Branco, Danielle Rodrigues Lima e Maria Izabel Rodrigues.

Perfil das homenageadas

Iziane Castro

Iniciou suas atividades esportivas no ensino fundamental, aos 12 anos de idade, praticando aulas de natação. Em 1997, atuou pelo Osasco Voleibol Clube nas categorias de base e, em 2002, jogou pelo Miami Sol da Flórida, transformando-se na jogadora mais nova da Women’s National Basketball Association, aos 21 anos de idade. Pela Seleção Brasileira de Basquetebol anotou 870 pontos, em 71 jogos, com uma média de 12,3 pontos por jgo. É fundadora do Instituto Iziane Castro.

Idalegugar Fernandes (Guga Fernandes)

Graduada em Ciências Contábeis e Direito. É sócia da empresa Assessoria e Consultoria Real, cujo eixo principal de atuação são os serviços contábeis, fiscais e de departamento pessoal.

Eulália das Neves Ferreira

Integrante da Associação Comercial do Maranhão. É dirigente do Centro Educacional Profissionalizante do Maranhão (CEPROMAR), entidade sem fins lucrativos, que atende jovens e adultos que moram nos arredores do Sítio Pyranhenga e de bairros com Bom Jesus, Bairro de Fátima e Pindorama.

Luzia Rezende

Proprietária da empresa Olívio J. Fonseca, ex-presidente da Associação Comercial de Maranhão. É, também, diretora administrativa da Empresa Assessory Comércio e Representações Ltda. Iniciou sua trajetória em associações de classe, em 2003, como membro-associado da Associação Comercial do Maranhão.

Luzia Madeiro Neponucena

Juíza titular da 1º Vara da Fazenda Pública de São Luís.

Isabela Murad

É sócia e administradora da empresa Isabela Murad Arquitetura Eireli.

Daniela Andrade

Trabalhou como diretora de Saúde em um hospital e, agora, é proprietária de uma empresa que presta serviços na área.

Patrícia Maranhão

Empresária, trabalha com prestação de serviços terceirizados e com impermeabilização de estofados. É líder do grupo Mulheres do Brasil, que já soma mais de 25 mil mulheres do Brasil e do Mundo.

Abadia Castelo Branco

Proprietária da Empório Vila Brasil, empresa artesanal do ramo alimentício, onde atua há mais de 30 anos. É, também, dona do Restaurante Kimi (Sushi e Temaki) e trabalha com buffet volante.

Danielle Rodrigues Lima

Empresária com formação acadêmica em Administração. Começou a trabalhar aos 18 anos no setor comercial de compras. Há sete anos trabalha no ramo da gelateria. Há três anos criou a marca genuinamente maranhense, Diverno Gelato.

Maria Izabel Rodrigues

Professora e fundadora do Colégio Dom Bosco, fundado em 1958 e que nasceu como uma pequena escola. O negócio cresceu e tornou-se uma das instituições de ensino mais reconhecidas do Maranhão, o Grupo Dom Bosco, composto pelo colégio e pelo Centro Universitário UNDB (Unidade de Ensino Superior Dom Bosco).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *