Câmara Municipal apoia a I Jornada Maranhense de SEPSE

Com o compromisso em ajudar os profissionais da área de saúde a buscar soluções para reduzir uma das principais doenças geradoras de custos no setor público – a Sepse – a Câmara Municipal de São Luís, por meio do seu presidente e vereador Osmar Filho, foi uma das entidades que incentivou a realização da I Jornada Maranhense de Sepse, que aconteceu nos dias 19 e 20 deste mês, no Rio Poty Hotel.

O evento foi promovido por um grupo multiprofissional de servidores da saúde, de hospitais públicos (Hospital do Câncer, Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Hospital Universitário da UFMA) e privado (Hospital São Domingos), com apoio da SOTIMA (Sociedade de Terapia Intensiva do Maranhão).

A I Jornada Maranhense de Sepse contou com exposições de trabalhos científicos, mesas-redondas, conferências e outras atividades que mobilizaram um grande público formado por enfermeiros, médicos, odontólogos, fisioterapeutas e estudantes da área da saúde.

A Sepse é uma resposta desorganizada do organismo a uma infecção que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, podendo evoluir de forma mais grave levando o paciente ao quadro de choque séptico. A doença é a principal causa de morte em unidades de terapia intensiva (UTIs) não cardiológicas, com elevadas taxas de mortalidade. No Brasil, estima-se que seja responsável pela morte de 240 mil pessoas ao ano.

“É importante falar e discutir sobre a sepse, doença que silenciosamente atinge milhões de pessoas no mundo. Foi uma grata surpresa a intensa participação do público em nossa Jornada e vamos continuar realizando ações para diminuir esses números alarmantes. Agradeço o apoio fundamental do vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, e as diversas entidades que contribuíram para a realização desse evento ” explica a Dra. Francisca Luzia Araújo, médica intensivista.

O médico e vereador Dr. Gutemberg Araújo também apoiou e prestigiou o evento. ‘É importante o município de São Luís ter políticas públicas direcionadas ao enfrentamento da sepse. Vamos batalhar por isso também. Parabéns aos organizadores desse evento que contou com ampla participação dos profissionais da área de saúde”, ressaltou o vereador.

Durante o evento foram homenageados profissionais da área da saúde com o reconhecimento aos trabalhos na área da terapia intensiva e infecção. Receberam homenagens: o Dr. Ibraim Almeida Filho, médico pneumologista, especialista em doenças do sono e o responsável por iniciar a Terapia Intensiva no Maranhão; a Dra. Rosângela Cipriano Sousa, médica infectologista e a enfermeira Intensivista Maria Cleofas Leda Moura, que constituíram a primeira CCIH do Estado, no Hospital Universitário Presidente Dutra; e a Dra. Silane Calland Marques Serra, médica infectologista pediátrica, coordenadora do CRIE (Centro de Imunobiológicos Especiais).

A organização da I Jornada Maranhense de Sepse teve o Dr. Clóvis Carneiro Silva como presidente de Honra; a Dra. Francisca Luzia Araújo, presidente da Jornada; a presidente da Comissão Organizadora a Enfermeira Nidia Rubia Muniz Ramos Soares; presidente da Comissão Científica, o Enfermeiro Raphael Costa Marinho e como presidente da Comissão de Logística, o Enfermeiro Roque de Jesus Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *