A pedido de Weverton, Senado homenageia professora Terezinha Rêgo

A professora maranhense especializada em fitoterapia Terezinha de Jesus Almeida da Silva Rêgo foi homenageada pelos serviços prestados à ciência e à população carente do Maranhão, em sessão especial no Senado. A sessão foi requerida pelo senador Weverton (PDT-MA) para homenagear a professora que há 55 anos se dedica à flora medicinal maranhense.

“Reconhecer o valor do trabalho da professora Terezinha Rego é praticamente um dever de consciência de todo maranhense. Várias gerações, a minha incluída, cresceram conhecendo e admirando o trabalho desta mulher que dedicou a vida à pesquisa e ao desenvolvimento de técnicas de cultivo de plantas medicinais”, disse o parlamentar.

A professora tem 86 anos e atua como coordenadora do Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de ser farmacêutica e fisioterapeuta do Maranhão. Uma das marcas do trabalho de Terezinha Rego é o desenvolvimento de medicamentos à base de plantas, à baixo custo e acessível às comunidades mais carentes. Entre suas descobertas mais marcantes estão o uso do princípio ativo da “cabacinha” no combate à sinusite e do xarope de urucum e da tintura de assa-peixe para doenças respiratórias.

Terezinha também é responsável pela criação do Projeto Farmácia Viva-Hortos Terapêuticos, coordenado pela Secretaria de Saúde do Maranhão. O projeto consiste no cultivo, conservação e utilização de plantas medicinais. O programa faz parte das práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente o projeto tem 32 hortos implantados em órgãos estaduais, instituições de ensino, escolas, comunidades quilombolas e terreiros, além de 10.141 capacitações para manejo de hortos realizados no estado.

“As hortas medicinais comunitárias, que sempre foram um projeto de vida da professora Terezinha Rego, salvam vidas e garantem a cura para pessoas que teriam dificuldade de acesso aos caros medicamentos alopáticos”, afirmou Weverton. O senador também elogiou a sensibilidade do governador Flávio Dino por criar o programa. “Fico honrado em ver que o meu estado já está trilhando o caminho de valorização da pesquisa e da ciência ao incluir o Projeto de Farmácia Viva no Programa de Políticas Públicas do Maranhão, numa iniciativa do governador Flávio Dino”, completou.

Em seu discurso, Weverton destacou o compromisso de lutar para que as futuras gerações possam continuar levando adiante a pesquisa da professora Terezinha Rego e ressaltou a gratidão pelo trabalho desenvolvido por ela. “Gratidão e compromisso são as duas palavras que quero deixar marcadas nesse dia. Gratidão por todo o trabalho que a professora Terezinha Rego tem feito pelo nosso Maranhão e principalmente pelos mais pobres. E compromisso de levar adiante esse ideal, estimulando as próximas gerações a fazerem ciência e garantindo as condições materiais e sociais para que isso aconteça.”

Emocionada, a professora pediu para a filha Tânia Rego ler seu discurso agradecendo a homenagem e lembrando a sua trajetória de vida e de luta em favor da fitoterapia.

O evento contou com a presença do esposo, Artur Rego; da filha, Tânia Rego; da coordenadora do Programa Farmácia Viva do Governo do Maranhão, Kallyne Bezerra; das representantes do Herbário Atico Seabra da UFMA, Diana Rio Branco de Brito e Luceline Dias Almeida; Sandro Monteiro, representando o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula; do representante do Conselho Federal de Farmácia, Forland Oliveira Silva; do ex-deputado Luiz Antônio Almeida, afilhado da professora; do deputado federal Gil Cutrim; dos prefeitos de Timon, Luciano Leitoa, e de Balsas, Doutor Erik; além de amigos e admiradores da professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *