Deputados destacam na tribuna o Dia Internacional de Combate ao Suicídio

Os deputados Rigo Teles (PV), Daniella Tema (DEM) e Wellington do Curso (PSDB) ocuparam a tribuna, na sessão desta terça-feira (10), para celebrar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A data — 10 de setembro — foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de incentivar os países membros a adotarem estratégias para combater o problema.

Em seu discurso, Rigo Teles frisou que se trata de um tema importante, pelo significado que tem como campanha de valorização da vida.

“Nesta data, dia 10 de setembro, está acontecendo, em todo o país, a ação “Um abraço pela vida”, para que não possamos ver nossos jovens chegarem ao fundo do poço, indo ao suicídio. Daí porque propunha que nós, desta Casa, façamos o mesmo que o Brasil todo está fazendo, déssemos as mãos, nos abraçarmos por essa causa importante: “Um abraço pela vida”, salientou Rigo Teles.

Ele pediu que a sessão fosse suspensa por cinco minutos, para que os deputados e servidores da Casa pudéssem dar um simbólico abraço pela vida.

Ao abordar o tema, a deputada Daniella Tema destacou a importância de se discutir o suicídio abertamente. E chamou a atenção para a realização de um grande evento na Praça Nauro Machado, promovido pelo Ministério Público sob iniciativa da promotora de justiça Cristiane Lago.

“Na verdade, é uma campanha da Rede do Bem. Estamos aqui para ajudar e falar sobre a automutilação e o suicídio. Eu quero usar o espaço desta tribuna para parabenizar o Ministério Público, por meio da pessoa da Dra. Cristiane, pela iniciativa desse brilhante trabalho, dessa campanha que promotores de Justiça vêm realizando no decorrer deste mês de setembro inteiro”, declarou Daniella Tema.

O deputado Wellington do Curso também fez questão de ocupar a tribuna para lembrar o transcurso do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, de igual modo parabenizando o Ministério Público pela realização da campanha no tradicional bairro da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

“Eu quero parabenizar não só a iniciativa, mas o trabalho também desta guerreira, que é a Dra. Cristiane Lago, promotora de Justiça, que encabeçou toda essa atividade com todos os órgãos, Ministério Público, Judiciário, Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. É uma atividade maravilhosa, que merece o louvor de todos nós”, discursou Wellington do Curso, lembrando ser de sua autoria a Lei 10.967, de 2018, que institui a Semana Estadual do Combate ao Suicídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *