Rosário atinge bons índices na edição do IDEB

A Rede Municipal de Ensino de Rosário superou as metas projetadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2015, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

ideb-1A média das escolas do 5º ano, que corresponde aos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, foi de 4,8. Na avaliação anterior, referente ao ano de 2011, a cidade obteve 3,9.

Já nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, os alunos de Rosário obtiveram a média de 3,7 contra a média projetada em 2015, que era de 3,4. No levantamento de 2011, o município teve nota 2,5.

Comparando os números atuais aos de avaliações anteriores, nota-se que a qualidade da educação no município tem melhorado significativamente.

A prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, comentou sobre a curva ascendente dos resultados, destacando os investimentos realizados na educação. “Melhoramos consideravelmente porque investimos na formação continuada dos professores, no planejamento estratégico de ensino, na merenda escolar, na construção e reforma de escolas, além de medidas pedagógicas como os projetos do “ Banco do Saber” , “Alfa e Beto” entre outros. São ações que têm garantido a melhoria da qualidade do ensino proporcionado aos alunos da rede municipal”, disse.

Como o Ideb é calculado

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo instituto. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).

ibeb-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *