Othelino reafirma compromisso de lutar pela autonomia e independência da Assembleia Legislativa

Logo após a sessão extraordinária na manhã desta segunda-feira (6), que o reelegeu, por unanimidade, para presidir a Assembleia Legislativa no segundo biênio (2021-2022) da 19ª Legislatura, o deputado Othelino Neto (PCdoB) concedeu entrevista à imprensa  e foi enfático ao afirmar que continuará lutando para preservar a autonomia e a independência do Poder Legislativo do Maranhão, em harmonia com os demais Poderes.

Questionado por jornalistas, Othelino salientou que a eleição da nova Mesa Diretora foi fruto de conversas, de debates e de entendimento. “Foi opinião predominante nesta Casa que este era o melhor momento de fazer a eleição. E o resultado da eleição que acabamos de ter demonstra este espírito de unidade”, destacou Othelino, lembrando que todos os blocos seguem representados na Mesa Diretora da Casa.

“Eu não canso de enfatizar em todas as minhas falas que quando nós conseguimos dialogar com os outros Poderes, isso não significa que nenhum dos Poderes esteja abrindo mão de prerrogativas ou que um esteja se curvando para o outro. Isso significa, quando o Legislativo dialoga com o Executivo, com o Judiciário, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas, que nós estamos cumprindo com o nosso dever constitucional de estabelecer um diálogo franco e aberto com os outros Poderes e as outras instituições para o bem da sociedade”, afirmou Othelino.

Ele acrescentou que o equilíbrio entre os Poderes que hoje existem no Maranhão serve de exemplo para ao Brasil. “O nosso exemplo para o Brasil é este, um exemplo de diálogo respeitoso neste momento, em especial, de crise, nós precisamos ter muita capacidade de diálogo para que, juntos, superemos essas dificuldades e possamos reagir para que o Brasil reaja e o Maranhão também continue melhorando”, salientou.

DECISÃO CONSENSUAL

Othelino acrescentou que a eleição unânime da nova Mesa tornou-se possível após a decisão do Plenário de antecipar  a eleição, o que também se deu de forma consensual:

“Os deputados resolveram antecipar a eleição por exigência do melhor momento. Esta decisão do Plenário, com certeza, fortalece a Casa, mantém a unidade e faz com que a Assembleia possa, de forma ainda mais tranquila, continuar cuidando dos assuntos de interesses do Maranhão.”

Quanto à composição da nova Mesa Diretora, eleita nesta segunda-feira, Othelino disse que ocorreram mudanças pontuais porque os líderes de bancada decidiram manter o respeito a indicações feitas com respeito ao critério de blocos e partidos presentes na Casa.

Ainda sobre o resultado da eleição, Othelino declarou que houve um claro reconhecimento da unidade, “principalmente porque nesta Casa prevalece o respeito às diferenças, às diversidades; o Parlamento não deve ser igual; deve conviver com as divergências. Isto é que enriquece o Parlamento, a discussão, o debate sempre respeitoso e com o objetivo, claro, de que o Maranhão esteja cada vez melhor”, ressaltou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *