Estudante de 13 anos é 1ª colocada do estado maranhense no Concurso Internacional de Redação de Cartas

Que pra melhoria de um país a base é a educação, isso não há dúvida. Exemplo disso é grande conquista de uma aluna da rede particular da capital Maranhense que tomou grande destaque nos últimos dias após ser premiada no projeto Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizada pelos correios em parceria com a Universal Postal Union (UPU).

Emilly Beatriz Andrade Silva, de 13 anos, é acadêmica do oitavo ano do ensino fundamental, e teve como tema na sua redação “Violência contra a mulher”. Recentemente a família recebeu o resultado que Emily foi a 1° colocada do estado maranhense e a 6° nacionalmente do Concurso Internacional de Redação de Cartas.

Ao todo 34 escolas maranhenses foram escritas, na qual Emily foi a primeira selecionada em nível estadual e a 6° em nível nacional. Para a mãe de Emily, Edineia Andrade, 34 anos, é uma enorme satisfação ter sua filha tomando tanto destaque em prol da educação. “Batalhamos diariamente para manter nossa filha em uma escola e são conquistas como essas que nos orgulham. Queremos que Emily seja exemplo para muitas famílias no Brasil, principalmente no nosso estado”, disse a mãe.

Sobre o concurso:

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *