Ana do Gás comemora avanços rumo à criação do CBH Rio Parnaíba

Mesmo não estando mais como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) acompanha e comemora os avanços do estado na luta pela criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Ana do Gás se destaca
Ana do Gás se destaca

Nesta quarta-feira (13), as subcomissões estaduais do Piauí, Ceará e Maranhão se reuniram no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), para aprovação da proposta de criação do comitê. Com o plano de trabalho aprovado, os três estados dão um grande passo na formatação de um novo modelo de gerenciamento ambiental e hídrico para a implementação de políticas públicas.

“Fico feliz por ter representado o Poder Legislativo do estado nas discussões em prol do desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba”, comentou a parlamentar.

O documento integrará a proposta de criação do Comitê, que será encaminhada ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), juntamente com o termo de adesão dos 39 prefeitos dos municípios maranhenses banhados pelo rio. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba será um colegiado, normativo, consultivo e deliberativo, integrado pelo conjunto de representantes de entidades civis que defendem ou utilizam os recursos hídricos.

Em 17 de dezembro de 2015 a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Requerimento nº 759/2015, da deputada Ana do Gás, que possibilitou a votação do Projeto de Lei nº 207/2014, de autoria do Poder Executivo, que criou o Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Com a regulamentação, o Fundo está habilitado para propiciar as condições necessárias à implantação efetiva dos comitês, bem como outros instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos. “Uma vez regulamentado, o Fundo garantirá apoio para viabilizar projetos de preservação dos nossos rios”, frisou Ana do Gás.

A BH do Rio Parnaíba

A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo rio Parnaíba e seus afluentes. É uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro, abrangendo quase totalmente o estado do Piauí (223 municípios), parte do Maranhão (39 municípios) e uma pequena área do Ceará (19 municípios), totalizando 344.112 km².

O Rio Parnaíba é o principal da região, com aproximadamente 1.400 km de extensão. Atualmente o rio Parnaíba sofre com o assoreamento do seu leito, onde são despejados esgoto doméstico sem tratamento, além de defensivos pesados utilizados na agricultura.

Apesar de o bioma predominante na bacia ser a Caatinga, esta é uma região de transição entre a Caatinga, a Floresta Tropical e a vegetação litorânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *