Município de Sambaíba ostenta hospital em condições imundas

No dia 15 de abril, o Ministério Público do Maranhão realizou vistoria nas unidades de saúde do município de Sambaíba (termo judiciário da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras), onde constatou diversas irregularidades.

Mobiliário danificado foi encontrado nas unidades de saúde
Mobiliário danificado foi encontrado nas unidades de saúde
Thiago Barbosa Bernardo coordenou as inspeções
Thiago Barbosa Bernardo coordenou as inspeções

As inspeções foram motivadas por laudo de vistoria realizado pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) – Denasus, encaminhado à Promotoria de Justiça da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras.

Coordenou as visitas o promotor de justiça Thiago Barbosa Bernardo, da referida comarca, auxiliado pelo assessor Marcello Carneiro de Miranda.

Foram vistoriadas a Unidade Mista Bom Jesus, Unidade Básica de Saúde Padre Franco Sirigatt e Unidade Básica de Saúde Dom Franco Marcerdote. Também foi inspecionada a Assistência Farmacêutica Básica.

Entre as irregularidades encontradas nos estabelecimentos constam: estruturas físicas inadequadas, paredes com infiltrações, instalações elétricas expostas, falta de higiene, leitos insuficientes, ausência de profissionais plantonistas e equipamentos e mobiliário inadequados ou danificados.

IRREGULARIDADES

4inspecao_reduzNa Unidade Mista Bom Jesus, o Ministério Público verificou que a enfermaria masculina se encontrava sem condições de higiene, com paredes infiltradas, com número insuficiente de leitos e com o ar condicionado desativado.

Em condições semelhantes se encontrava a sala de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Padre Franco Sirigatt, cuja estrutura física apresentava infiltrações e as condições de higiene estavam inadequadas.

Naquela unidade, no momento da vistoria, não havia profissional no consultório odontológico. Além disso, naquele setor foram contatadas infiltrações nas paredes e estrutura elétrica inadequada.

Já na Unidade Básica de Saúde Dom Franco Marcerdote, o MPMA atestou que os móveis se encontram, em sua maioria, sucateados e enferrujados.

Em relação à Assistência Farmacêutica, a Promotoria de Justiça da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras constatou que a estrutura física apresenta infiltrações, não havia extintor de incêndio e alguns medicamentos estavam jogados ao solo.

REUNIÃO

O promotor de justiça Thiago Barbosa Bernardo informou que deverá marcar uma reunião com o prefeito de Sambaíba, com a finalidade de buscar soluções para regularizar a situação das unidades de saúde.

1 Reply to “Município de Sambaíba ostenta hospital em condições imundas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *